Estrangeiros espalham terror em Coimbra e Carregal do Sal. Um deles é motorista TVDE

Um motorista de TVDE, identificado como P.P., e um operário fabril, A.C., utilizaram uma réplica de arma de fogo, concretamente uma pistola de ‘airsoft’, para levar a cabo vários assaltos violentos em 2023, nos distritos de Coimbra e Viseu.

© D.R.

Dois homens de nacionalidade brasileira, com 28 e 29 anos, foram condenados pelo Tribunal de Viseu a seis anos de prisão, pelos crimes de roubo qualificado, roubo simples, falsificação agravada de documentos e uma contraordenação.

Segundo o Correio da Manhã (CM), os arguidos — um motorista de TVDE, identificado como P.P., e um operário fabril, A.C. — utilizaram uma réplica de arma de fogo, concretamente uma pistola de ‘airsoft’, para levar a cabo vários assaltos violentos em 2023, nos distritos de Coimbra e Viseu.

Além da pena de prisão, P.P. foi ainda condenado à pena acessória de expulsão do território nacional, ficando proibido de regressar a Portugal por um período de cinco anos. Ambos terão também de indemnizar duas das vítimas, num montante total de 3.450 euros.

O jornal avança que o primeiro assalto teve lugar a 30 de abril do ano passado, nos arredores de Coimbra. Os dois homens escolheram zonas isoladas com caixas multibanco, com o intuito de roubar o dinheiro levantado pelas vítimas. Em Carvalhais de Baixo, chegaram a pintar com spray a câmara de vigilância de uma ATM, antes de abordarem um homem. Um dos assaltantes encostou a pistola falsa às costas da vítima e ordenou-lhe que retirasse 200 euros. Como esta não tinha saldo suficiente, acabaram por lhe roubar o telemóvel, fugindo de seguida de carro.

No mês seguinte, em maio, decidiram assaltar uma loja de produtos chineses em Carregal do Sal. De rosto parcialmente tapado com gorros e óculos de sol, entraram no estabelecimento e, novamente, exibiram a arma de ‘airsoft’. Um dos homens apontou a pistola à funcionária e exigiu que esta entregasse o dinheiro da caixa. Perante a recusa, a mulher foi violentamente agredida: foi agarrada pelo pescoço, atirada ao chão e espancada com murros e pontapés. A dupla fugiu com cerca de 60 a 70 euros.

Num outro episódio, ocorrido na Avenida Fernão de Magalhães, em Coimbra, os dois abordaram uma mulher e ameaçaram-na com a arma falsa. A vítima foi agredida e forçada a entregar a mochila, avaliada em 700 euros, contendo diversos bens pessoais.

De acordo com o tribunal, a ideia para os assaltos partiu de A.C., que convenceu P.P. a participar, sob a promessa de divisão igualitária dos lucros. Durante o julgamento, ambos os arguidos confessaram os crimes e entregaram voluntariamente 1.650 euros como forma de compensação às vítimas.

Últimas do País

Quatro pessoas foram detidas na quinta-feira, em Lisboa, numa operação contra o tráfico de seres humanos, lenocínio, auxílio à imigração ilegal e tráfico de droga, anunciou hoje a PSP, acrescentando que dois dos detidos ficaram em prisão preventiva.
Quase 30 concelhos localizados sobretudo nos distritos de Castelo Branco e de Portalegre, mas também em Viseu, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.
Vinte pessoas foram detidas esta madrugada em operações de fiscalização rodoviária nos concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra, a maior parte delas por condução sob influência do álcool, anunciou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).
A sardinha portuguesa foi reconhecida com o selo azul MSC, que distingue as pescarias com melhores práticas internacionais, anunciou hoje o Ministério da Agricultura e do Mar, que sublinha a oportunidade de abertura a novos mercados com a certificação.
Cerca de 30.000 comprimidos, cápsulas e outras apresentações individuais de medicamentos ilegais foram apreendidos em Portugal na operação Pangea XVII, que decorreu em 90 países, e os fármacos para a disfunção erétil continuam no topo da lista.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o município da Batalha assinaram hoje um protocolo para a instalação de 23 câmaras de videovigilância naquele concelho do distrito de Leiria, sendo o próximo passo a autorização da tutela.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje para as falhas no acesso às urgências obstétricas na região de Lisboa e pediu medidas que evitem percursos prolongados ou tempos de espera "incompatíveis com a segurança clínica das utentes.
O procurador-geral do estado do Rio de Janeiro afirmou hoje à Lusa que a organização criminosa Comando Vermelho (CV) já se estabeleceu em Portugal, ainda que num estado embrionário.
Pelo menos 12 voos foram cancelados hoje no Aeroporto Internacional da Madeira, entre chegadas e partidas, e um divergiu devido ao vento forte na zona leste da ilha, situação que está condicionar a operação já desde segunda-feira.
A proposta do Governo que reduz as taxas do IRS este ano em 500 milhões de euros foi hoje aprovada no parlamento com os votos a favor do PSD, CDS-PP, CHEGA, IL, PAN e JPP, e a abstenção do PS.
OSZAR »